O PARADOXO DAS ARTES MARCIAIS






Apesar de prepararem para o combate, as Artes Marciais desenvolvem o caráter pacifista: Aprender a arte de lutar molda a tranqüilidade. O aprendizado desenvolve o Ki, capacidade de fluir a energia, a paz interior, e o poder de cura, como ilustra a pag.86, do livro citado: Forte é quem vence sem lutar, mesmo tendo o poder de vencer lutando... “Farta literatura mundial indexada e com credibilidade no meio científico, a prática de modalidades que envolvem artes marciais não é prejudicial á saúde, independente da idade de quem pratica.” médico Roberto C. Arena de Souza.

No livro “Samurai, o Lendário Mundo dos Guerreiros”, Stephen Turnbill, Doutor em História, graduado pela Universidade de Cambridge, intitula a conclusão de “O Paradoxo da Tranqüilidade”.

Arquiteto, Helio Riche Bandeira, por vocação, há décadas ensina Artes Marciais. Graduou-se professor de educação física, e leciona na melhor escola da Capital gaúcha, o Colégio Militar de Porto Alegre. Seu trabalho de mestrado em educação é sobre os benefícios da prática de Artes Marciais na educação.

Há duas décadas, a BBC londrina decidiu produzir documentários sobre os grandes mestres das Artes Marciais, e mandou Howard Reid e Michael Croucher, seus principais repórteres. Visitaram India, China, Japão, e Filipinas, descobrindo sobre o Aikido, Bojutsu, Eskrima, Hsing-I, Kalaripayit, Karate, Kendo, Kung-Fu, Marma Adi, Naguinata-Dô, Pa-Kua, Shorinji Kempo, Tai-Chi.

Após editar as reportagens, descreveram suas experiências sobre a intrigante constatação de que a prática de uma habilidade mortal auxilia a alcançar a iluminação espiritual. A preparação para a luta propicia uma paz interior, como registraram no livro: "O Caminho do Guerreiro, o Paradoxo das Artes Marciais”: Os mais exímios lutadores do mundo, são pacifistas, éticos, disciplinados, tranqüilos, e dotados de extraordinário grau de percepção. Assista os documentários da BBC, e acesse a mencionada tese de mestrado em educação em http://www.padilla.adv.br/desportivo/artesmarciais/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARNALDO JABOR SOBRE O SUL DO BRASIL

A FÁBULA DA FORMIGA

RS: polícia vai prender pichadores por formação de quadrilha