Haverá menos enxofre no ar
Danilo
Uchoa
A partir de janeiro de 2014, os gaúchos e
catarinenses deixarão de respirar 6.500 toneladas/ano de enxofre, pois elas
deixarão de ser emitidas por caminhões, ônibus e outros veículos que passarão a
consumir óleo diesel S10, o chamado “diesel limpo”. Não haverá chuvas ácidas,
degradação do ambiente e malefícios para a saúde humana. O Bndes e a Refap
concluíram, sexta-feira, processo de assinatura da contratação de R$ 1,1 bilhão
para a construção das unidades de geração de hidrogênio e hidrodessulfurização
que retirarão enxofre do óleo diesel, em Canoas. Trata-se da maior obra
individual ora em execução no Estado. O diesel S10, que chegará ao mercado em
janeiro de 2014, terá somente 10 ppm de enxofre (hoje, tem 1.500). A
operação financeira foi coordenada pelo diretor financeiro e administrativo da
Refap, Vicente Rauber. A tramitação durou somente 5 meses. O custo total das
obras está estimado em R$ 1,637 bilhão. O Bndes está financiando grande parte
do conteúdo nacional, que está estimado em R$ 1,217 bilhão, ou seja,
aproximadamente 75% de todo o investimento.
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