Na 3ª Lei de Newton não existe ação sem uma reação


Recebi o e-mail (abaixo) do advogado, poeta e escritor João Francisco Rogowski:

Queridos amigos integrantes dessa confraria de Mentes que Brilham..(*)

Tenho sorvido avidamente todos os vossos comentários, e, diante de tamanha erudição e domínio da matéria, fiquei a me questionar o que eu poderia acrescentar?

Após ler atentamente o texto da Bióloga Eliziane Mello, muito bem pautado e esclarecedor, conclui o obvio ululante, eu não poderia acrescentar mais nada.

Além do que, não iria me repetir explicitando meus posicionamentos e teses, até mesmo teológicas, em relação à ecologia, nem falar da minha militância no Movimento SOS Vida, coisas que já estais cansados de saber.

De repente recordei-me de uma história verídica e que gostaria de dividir com vossas mercês.

Carl-Gustaf Severin é um Pastor sueco, meu ex-professor, homem muito alegre e bem humorado, extrovertido, de temperamento predominantemente sanguíneo, bem diferente dos fleumáticos suecos, mais se parece com carioca. A cegonha cometeu um enorme erro quando o entregou na Europa e eu na América do Sul.

O irmão de sua esposa é produtor rural na Suécia e estava enfrentando alguns reveses na fazenda, infestação de pragas na lavoura, animais doentes, muitos gastos com pesticidas, remédios e vacinas.

Então ele foi à cidade de Uppsala (Sweden) visitar os parentes e pediu ao cunhado pastor que orasse por ele. Carl-Gustaf com a irreverência que lhe é peculiar disse: “ore você mesmo”!

E lhe ensinou como orar. Disse-lhe que caminhasse em meio às plantações orando em voz alta, abençoando a vegetação, agradecendo pela multiplicação das sementes, etc. e tal. A mesma coisa em relação aos animais.

O homem era meio incrédulo, de início resistiu, achou isso algo um tanto fantasioso, enquanto isso, os seus negócios só pioravam.

Já no auge do desespero decidiu experimentar a fórmula indicada pelo cunhado e passou a seguir as instruções, orando várias vezes ao dia nos quatro cantos de sua propriedade.

Não tardou para que começasse a constatar mudanças na situação, as pragas recuaram da lavoura, os animais passaram a reagir contra as doenças, por conseguinte, os gastos com pesticidas e remédios foram diminuindo gradualmente.

O tempo transcorria e as mudanças continuavam a ocorrer na mesma proporção em que ele perseverava na suas orações.

Passou a colher de forma super abundante, os animais saudáveis e belos se multiplicavam de uma forma antes  nunca vista.

Seu pai, também fazendeiro, sogro Carl-Gustaf, igualmente um tanto cético, após ver os milagres ocorridos na propriedade do filho, adotou a mesma prática.

Resumo da história, há uma inteligência cósmica na natureza, uma sabedoria que permeia os átomos, tudo é vivo e tudo é vida, coisas simples que os índios sempre souberam mas que o homo burraudus desconhece.

Quando passamos a respeitar a natureza ela também nos respeita, quando passamos a amá-la ela também nos ama, quando a protegemos, e, mesmo fazemos o bem a ela de alguma forma, nem que seja orando por ela como nesta história, ela se esmera para fazer o bem a nós outros. “Dai e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão(Lucas 6:38).

É isso aí!

Parabéns ao Ruy Gessinger e a todos que, cada qual a sua maneira, clamam em defesa da natureza.

Pela saudade que estou dos colóquios com meu querido Alfredo Foerster, hoje decidi escrever na segunda pessoa do plural, já que ele, de vez em quando ele gosta de usar expressões como “vossa mercê” e também para homenagear os meus companheiros doMIL: Movimento Internacional Lusófono, movimento cultural e cívico de todos os países da CPLP e também os colegas Portal CEN- Sociedade Lítero-cultural com sede em Lisboa, cujo objetivo é a divulgação da cultura lusófona em todos os países de língua portuguesa, a qual eu tenho orgulho de integrar.

Fraternal abraço.

Rogowski.
(*) Assistam ao vídeo sobre as Mentes que brilham na escuridão e iluminam o caminho (aqui).
Fonteecolizi.blogspot.com

Veja também:
EFEITO ISAIAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARNALDO JABOR SOBRE O SUL DO BRASIL

A FÁBULA DA FORMIGA

RS: polícia vai prender pichadores por formação de quadrilha