O VENENO ESTÁ NA MESA II

O uso de agrotóxicos hoje no país se constitui num dramático quadro de desrespeito à vida das pessoas; um verdadeiro genocídio silencioso cometido diariamente contra as crianças, mulheres, e adultos de um modo geral, especialmente porque faz parte da tradição brasileira a presença de mulheres e crianças na atividade agrícola.

O quadro é tão grave que, atualmente, segundo representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais, solicitar cadeiras de rodas para trabalhadores "aplicadores de agrotóxicos" intoxicados e com seqüelas neurológicas passa a ser pauta de reivindicação em dissídio coletivo!

Em Natuba, distrito de Vitória de Santo Antão, onde se plantam hortaliças, é comum encontrar-se crianças que aplicando agrotóxicos.

O inseticida metamidofós é comercializado no Brasil há vários anos segundo alguns diferentes nomes comerciais, entre eles: Tamaron BR (Bayer), Hamidop 600 (Arysta), Metamidofos Fersol 600 (Fersol), Metafos (Milenia), Metasip (Sipcam Agro), Dinafos (Cheminova).

É um inseticida acaricida organofosforado sistêmico, formulado como concentrado solúvel ou solução aquosa não concentrada, que contém 600 g do ingrediente ativo metamidofós por litro do produto comercial.

Trata-se de um pesticida altamente tóxico e letal para o ser humano e animais e que pode causar problemas em condições de transporte, armazenagem.

O metamidofós já teve o uso banido em países como China, Paquistão, Indonésia, Japão, Costa do Marfim, Samoa e no bloco de países da Comunidade Europeia.

O seu uso tem sido discutido porque se suspeita ser a causa da morte de trabalhadores rurais por hemorragias e suicídios, principalmente entre os adeptos do vegetarianismo.

Em janeiro deste ano, a ANVISA publicou resolução que determina a retirada programada do agrotóxico metamidofós do mercado nacional (Brasil) programada para 30 de junho de 2012.

A empresa Fersol S/A produtora do pesticida obteve na justiça a suspensão da resolução da ANVISA e autorização judicial para continuar a produzir o veneno.

O Brasil é o maior consumidor de pesticidas do mundo. O cineasta Silvio Tendler produziu um filme/documentário intitulado “O Veneno Está na Mesa“ que está sendo exibido em salas de cinema e na internet (assista), denunciando o poderoso lobby em torno dos agrotóxicos e os malefícios para a saúde da população em face aos efeitos cumulativos dos produtos químicos.

Assista também vídeos denunciando o nascimento de crianças com deformações genéticas devido ao envenenamento por chumbo e cádmio no Estado da Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARNALDO JABOR SOBRE O SUL DO BRASIL

A FÁBULA DA FORMIGA

RS: polícia vai prender pichadores por formação de quadrilha