QUER TER SUCESSO? MUDE-SE A SI PRÓPRIO
Miguel Lucas
COMPORTAMENTO ASSERTIVO
APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO
ATITUDES POR MODELAGEM
Não
queira mudar as outras pessoas, isso não funciona. Pode desperdiçar a vida
inteira tentando. Não pretendo ser radical ao ponto de lhe transmitir que não
vale a pena ajudar os outros a crescerem, a desenvolverem-se ou a melhorar. Não
é essa a minha mensagem. Não podemos querer mudar os outros a nosso belo
prazer, ou porque nos facilita a vida ou a obtenção de algo.
Vejamos o seguinte: A grande maioria de nós gasta parte
do seu tempo e energia na tentativa de mudar as pessoas que participam na nossa
vida. Por vezes somos tentados a pensar que conseguimos mudar os outros de
forma a que fiquem melhor equipados ou capacitados para que nos façam felizes.
Isto é especialmente verdade no que diz respeito às crianças. Empenhamos grande
parte do nosso tempo a falar com as crianças sobre a forma como nós pensamos
que eles deveriam comportar-se ou mudar algumas coisas que fazem. Mas as
crianças não aprendem de forma eficaz ouvindo aquilo que lhe dizemos, mas sim
da forma como nos observam a fazer as coisas e nas atitudes que temos na nossa
vida.
Dica:
O ensino pelo exemplo é a melhor forma de garantirmos que alguém segue as
nossas atitudes, as leve a sério e acredite terem valor.
Na
atualidade as crianças, ao ouvirem os adultos a falarem para elas sobre aquilo
que deveriam mudar, na grande maioria das vezes dizem, “sim, está bem”. Eu
penso que aprenderam esta frase com o Bart Simpson. É um atalho para dizerem,
“Eu não estou a ouvir o que dizes, estou é atento ao que fazes.”
Na
nossa era, Gandhi foi provavelmente responsável por mais mudanças nos outros
que qualquer outra pessoa. Como é que ele fez isto? Ele tinha uma fórmula
profundamente simples. As pessoas por vezes procuravam Gandhi para
lhe perguntar como é que ele conseguia mudar as pessoas. Por vezes alguns
diziam-lhe, “Eu concordo consigo sobre a não-violência, mas existem outros que
não. Como é que os posso mudar?” Gandhi disse-lhes que eles não conseguiriam
mudar os outros.”Você tem de ser a própria mudança que deseja ver nos outros,”
Disse Gandhi.
Provavelmente
já se questionou várias vezes: “Como é que eu mudo o meu parceiro?” Ou, “Como é
que eu posso mudar o meu amigo.” Ou, como é que faço para ele mudar a sua
atitude.”
A
mensagem que quero transmitir é:
Seja a mudança que quer ver nos outros. Ao ser aquilo que quer que os outros sejam
você lidera pela inspiração. Tolo é aquele que afundou seu navio duas vezes e
ainda culpa o mar. Se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará
obtendo o que sempre obteve. Ou menos.
COMPORTAMENTO ASSERTIVO
A
vida é dinâmica, o mundo está sempre em constante alteração. A necessidade que
temos de nos adaptar às novas coisas da vida é permanente. Por este motivo,
estaremos sempre um passo atrás da própria mudança que nos é imposta nas mais
variadas áreas da nossa vida. Estará sempre alguém a comportar-se da forma que
não queremos e que não achamos correta. A tendência e o impulso natural que temos,
é a crítica, o olhar de esguelha e a maledicência. Perante esta atitude,
colocamo-nos numa posição de não mudança, de não responsabilidade, de não
interferência. Desmobilizamo-nos das coisas pela ação da crítica e do desdém.
Corremos o risco, de também não sermos assertivos, dado que os outros também
não foram. Não nos propomos a mudar-nos a nós próprios, e não damos o
exemplo em que os outros poderiam inspirar-se para mudar. O caricato disto tudo
é, que o mundo está em constante mudança, mas na grande maioria das vezes é uma
mudança não orientada. É uma mudança reativa.
APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO
A
teoria da aprendizagem por observação do psicólogo Albert Bandura, sugere que
as pessoas podem aprender simplesmente através da observação do comportamento
de outras pessoas. A pessoa observada é chamada de modelo. A este processo
dá-se o nome de Condicionamento
Vicariante – é o processo de aprender reações emocionais
através da observação de outras pessoas. Verificou-se que indivíduos que
observaram um modelo a expressar uma resposta condicionada de medo
desenvolveram uma resposta emocional condicionada de forma vicariante a um
estímulo que anteriormente era neutro. Além da experiência direta, esta teoria
enfatiza a importância de modelos de aprendizagem por observação para o
desenvolvimento da personalidade. Os indivíduos adquirem respostas emocionais e
comportamentos através da observação dos comportamentos e respostas emocionais
dos modelos.
Uma
forma de motivar, de ensinar e de mudar os outros é certamente através do exemplo,
através de nos transformarmos em “modelos” das atitudes e comportamentos dos
outros. Ao adquirirmos esta posição na vida, colocamos igualmente a
possibilidade de sermos ativos e assertivos nas nossas metas de vida.
ATITUDES POR MODELAGEM
Ao
adotarmos uma atitude de modelo face à forma como gostaríamos que as coisas ou
outros fossem, aumentamos a probabilidade de sermos bem sucedidos. Se você
fosse um director de vendas e pretendesse motivar mais os seus vendedores, como
é que acha que seria mais eficaz? Acredito que se tivesse a atitude que
gostaria que os vendedores tivessem, fosse bem sucedido. Não lhes deveria dizer
como deveriam ser ou como fazer, mas sim inspirá-los a fazer, fazendo.
O
mesmo parece ser viável para nós mesmos quando necessitamos de mais motivação, força de vontade ou
inspiração. Se adotarmos a atitude positiva de
alguém que “invejamos” ou que idolatramos, caminhamos rumo ao sucesso, dado que
seguimos o modelo que já provou ter resultados muito satisfatórios. Umas vezes
sendo você o modelo, outras vezes modelando os outros que lhe servem de modelo,
o importante é que consiga a atitude necessária para efetuar as mudanças adequadas
e facilitadoras da obtenção dos resultados desejados.
Fonte:
http://twixar.com/TCSZ16YCgacb
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