Como fazer boa apresentação em sala de aula

Potencialize as apresentações de conteúdos em sala de aula

Ensinar e apresentar um conteúdo são atividades bastante parecidas. Em uma apresentação, espera-se que o conteúdo apresentado esteja sendo aprendido.

Se fizermos uma análise do processo ensino-aprendizagem em duas etapas, pode potencializar o "poder de comunicação" do professor. O primeiro processo é a avaliação do nível de conhecimento do aluno e o segundo, o uso adequado da técnica de ensino-aprendizagem.

Nivelamento de conhecimento

Em uma sala de aula, você pode estar pensando que os alunos estejam dominando as matérias básicas exigidas como pré-requisito para sua disciplina, mas na realidade, não.

Por exemplo, em uma disciplina de cirurgia, se o professor instruir um estudante de medicina a fazer cirurgia em um paciente e ele não souber em que parte da coluna vertebral passam os nervos, vai cortá-los e nem vai perceber, deixando o paciente paralítico.

Em uma disciplina de auditoria, se o aluno não tiver boa noção de contabilidade básica, de nada adiantará o professor ensinar técnicas de evidenciação, por exemplo, pois o aluno não saberá relacionar uma coisa com a outra.

Uma grade curricular de um curso é elaborada de forma que o aluno vá obtendo conhecimentos em diversas disciplinas passo a passo e evolua durante o curso, mas o professor deve verificar o estado atual do aprendizado dos alunos e adaptar seu conteúdo ao nível que a média da turma possa compreendê-lo. Se for o caso, pode tornar-se necessária uma boa dose de "revisão" de matérias básicas.

É comum os coordenadores de cursos exigirem dos professores o cumprimento do conteúdo programático. Aí, os professores são obrigados a passar os conteúdos dentro do prazo estipulado.

O professor pode aplicar um teste para avaliar o nível de conhecimento da turma no início e durante o transcorrer da disciplina. Se verificar que há necessidade de revisar as disciplinas consideradas como pré-requisito, não hesite em fazê-lo. Algumas aulas de revisão que podem parecer perda de tempo reverterão em ganhos substanciais no futuro.

Uma vez nivelados as bases de conhecimentos (de ambos os lados, do professor e o do aluno), o professor pode comunicar-se com os alunos por meio de três formas básicas: auditiva, visual e sinestésica.

Capacidade de aprendizagem

Reconhecidamente, as pessoas aprendem ouvindo, vendo e fazendo. Mas, atenção! Estudos mostram que quando o cérebro tenta assimilar a associação de dois métodos ao mesmo tempo, surgem complicações.

Em 2003, o Prof. Edward Tuffe formulou e desenvolveu a "Teoria da Carga Cognitiva", que trata da capacidade que o cérebro humano tem de assimilar informações. Essa teoria diz que o cérebro humano processa e retém mais informações se elas tiverem sido apresentadas na forma auditiva ou na forma visual, mas não nas duas formas ao mesmo tempo (Bob Harvey. O segredo para apresentações irresistíveis. Editora Universo dos Livros.).

Em uma apresentação por meio de PowerPoint, por exemplo, espera-se que os alunos absorvam as palavras faladas em conjunto com as imagens projetadas. Para que o efeito da apresentação seja eficiente, recomenda-se dar um pequeno espaço de tempo entre as falas e as visualizações. Precisa fazer com que os alunos se concentrem em um ou outro recurso de aprendizado (auditivo ou visual).

Uma vez compreendido o conceito, a aplicação do terceiro método, o sinestésico, é imprescindível em disciplinas que exijam cálculos. O grau de aprendizado será maior se o aluno fizer exercícios práticos, de preferência, do tipo que tem ligação perceptível com a realidade de seu cotidiano.

Outro ponto importante que o professor deve considerar no processo de aprendizagem da geração atual de alunos é a alteração na forma de memorização na "era Google", que se tornou mais superficial, de acordo com um estudo da psicóloga Betsy Sparrow, da Universidade de Columbia.



Por Prof. Masakazu Hoji, para o ProfessorNews

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